Há quase 25 anos atrás, a Avenida T-4, no Setor Bueno, parou pela primeira vez para observar o show de luzes e a decoração natalina que se destacava entre as fachadas. Os pisca-piscas que enfeitavam o teto do casarão de arquitetura clássica eram a materialização de um sonho, até então projetado e idealizado somente na cabeça de Genesi Bueno, a cofundadora da Polo Aluguel, empresa do grupo Polo Imóveis. Hoje, o sonho é tradição responsável por trazer a atmosfera natalina à cidade e lembrar os goianos de que a melhor época do ano para muitos, enfim está chegando.
Este ano, a tradição de enfeitar a sede da Polo Imóveis completa 25 anos em dezembro. Tudo começou no ano 2000, quando Genesi Bueno, esposa do fundador da Polo Móveis, Sebastião Rodovalho, teve a ideia de enfeitar a nova sede da empresa com tema natalino. “Viemos para a T-4, que era esse ambiente lúdico, a casinha com um formato europeu, um jardim europeu, e aí eu tive a iniciativa de montar o Natal”, contou Genesi à AutImob.
Genesi Bueno foi a idealizadora do Natal da Polo e, há 25 anos, é a responsável pelas decorações anuais. Foto: acervo pessoal
Segundo a cofundadora da Polo Aluguel, a ideia surgiu da sua habilidade e aptidão natural pela decoração. “Sempre cuidei muito dessa parte. Nossas festas de confraternização da empresa todas foram decoradas por mim. Eu sempre amei cozinhar, decorar, costurar. Eu costumo dizer que sou uma multitarefas”. Lembrada sempre pelas organizações de eventos e por ter o perfil de quem ama deixar sua marca de cuidado em tudo, Genesi levou o assunto à sério e não se contentou somente com um enfeite natalino simples. “Foi a primeira vez que eu decorei o telhado inteiro e a T-4 parou. Foi o boom do Natal. De lá para cá, fui só melhorando a decoração”, destacou.
O imóvel de fachada lúdica se tornou a própria casa do Papai Noel em dezembro e, para muitas crianças, o local de um universo inteiro de possibilidades e encanto. “No primeiro Natal que eu montei fiz todo o telhado e decorei tudo com estrelas. Foi o Natal das Estrelas. Como eu sempre coloco tema em tudo, pedi ao serralheiro para vir e fazer as estrelas e decorei cada uma delas para ficar toda bonitinha, iluminada. Pedi para fazer notas musicais gigantes, que era a semicolcheia, a clave de sol e iluminei tudo. Cada uma eu preguei uma lampadazinha, fui desenhando ela com as luzes e espalhei pelo jardim. Foi o Natal das Estrelas”, relembrou Genesi.
Natal das estrelas da Polo Imóveis. Foto: acervo
Cada ano uma história
Apesar dos poucos recursos da época, tanto no quesito de decoração quanto financeiro, Genesi foi tomada pelo encanto do Natal e entendeu que todos os anos essa seria sua missão: trazer a magia do Natal para as crianças. “Naquela época não tinha muito recurso, nem financeiro e nem de decoração. Tudo você tinha que trazer de fora e era difícil a aquisição. O material era muito ruim, a gente passava por muita manutenção e tudo, mas eu não desisti”, revelou.
Ao longo dos anos a missão foi ficando cada vez mais séria e feita com mais empenho e dedicação. Genesi se orgulha em destacar que ao longo dos últimos 25 anos, nenhum tema foi repetido. Sob sua organização e desenvolvimento, o Natal da Polo já trouxe temas do cinema e inspirações de outros países.
Entre os temas mais emblemáticos, estão Harry Potter, que atraiu grande público de fãs da saga do bruxinho; Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz inspirados nos grandes clássicos do Cinema e Literatura. Já entre os temas de países, Londres e Rússia também foram sucesso, com a cabine de telefone vermelha e os bonecos de neve .
“Fui criando esses temas. Como viajávamos muito, eu trouxe o Natal dos países, depois, passei para o tema cinema”, explica Genesi. “Muitas pessoas veem o Natal pelas minhas lentes, porque eu retrato ali a minha criatividade, o meu sonho. Aquilo que eu quero mostrar”, acrescenta, ao destacar que sua intenção é trazer a magia do Natal de diferentes partes do mundo de forma acessível para todos.
Sede da Polo Imóveis da Avenida T-4 enfeitada para o Natal. Foto: acervo
Jubileu de Prata
Em celebração aos 25 anos de Natal da Polo, o tema escolhido do ano foi “Jubileu de Prata”. Entre os católicos, o ano jubilar é comemorado a cada 25 anos, celebrando um ano santo. Apesar de não ser diretamente ligada à nenhuma religião, a comemoração da Polo Imóveis, coincidentemente, caiu no mesmo ano em que a Igreja Católica também comemora o Jubileu convocado pelo Papa Francisco, em que a Santa Sé celebra o tempo especial de graça e santificação.
Segundo Genesi, a inspiração veio durante uma viagem à Roma. “Esse ano eu achei tão incrível, foi tão surpreendente em relação ao tema. Eu tinha ido para Roma o ano passado e a cada 25 anos em Roma, na Itália, se comemora o jubileu”, contou.
No processo criativo, ela costuma juntar fragmentos de detalhes que lhe são importantes, que, no final, geram algo com identidade única. “25 anos de casado é bodas de prata. Foi encaixando na minha cabeça, vou comemorar o jubileu de prata, 25 anos Natal Polo Imóveis - Vou comprar tudo no branco, prata e cristal”, completou, dando um breve spoiler sobre o tema deste ano, que promete ser inesquecível.
Todos os anos o tema segue uma proposta diferente. Foto: acervo
Natal o ano todo
De acordo com Genesi, o processo criativo para a escolha do tema começa já no início do ano, quando a temporada de Natal do ano passado se encerra. Em maio, o novo tema precisa estar desenhado em sua mente para que os preparativos possam ser iniciados e os itens de decoração providenciados com antecedência.
“Em maio tem uma feira internacional de Natal que é só de itens de Natal lá no Expo Center Norte, em São Paulo. Extrair um Natal com tema dentro daquele tanto de coisa que você vê é difícil”, explica, ressaltando que procura já ir com o tema definido em mente, para se direcionar diretamente nos itens que serão pertinentes na escolha.
Este ano, tudo conspirou para que o tema escolhido por Genesi fosse concretizado com sucesso. “Fui para São Paulo com isso na minha cabeça, comprar tudo no branco, prata e cristal. Tenho uma fornecedora que eu compro dela todos os anos e, quando cheguei lá, ela estava fazendo 25 anos de Natal também. Quando entrei no espaço dela eu falei “não acredito”: tudo branco, prata, cristal. Estava tudo pronto. Olha o tanto que o universo me ajuda”, afirmou a organizadora do Natal ao lembrar que quando há uma intenção por trás, tudo conspira à favor.
A decoração deste ano começará a ser montada já em outubro. A inauguração está prevista para o dia 21 de novembro e ficará aberta ao público até o final do mês de dezembro. Como atração os visitantes contarão com o coral do Natal de Encantos, apresentações especiais e, claro, o esperado trenzinho.
Causa social
Além de encantar os goianienses com a beleza da decoração e com a energia natalina, o Natal da Polo também tem cunho social. Todos os anos, a iniciativa, que não possui fins lucrativos, arrecada alimentos que são doados a instituições filantrópicas da capital.
Genesi conta que tudo começou com o tradicional trenzinho, que circula pelas ruas do Setor Bueno levando a magia do Natal pelo bairro. “Quando adquiri o trenzinho, em meados de 2011, para manter o trenzinho criamos essa dinâmica, para andar no trenzinho seria preciso doar três quilos de alimento não perecível. O trenzinho nos trouxe essa oportunidade de ajudar as instituições. Em 2019, antes da pandemia, nós chegamos a arrecadar 13 toneladas de alimentos”, lembra.
Atualmente, a Polo é parceria de duas instituições que recebem os alimentos doados anualmente, a Casa de Eurípedes e a Vila São Cottolengo. “O Natal, para mim, é o nascimento do maior líder do mundo, o líder espiritual da nossa terra, que é Jesus. Ele só veio deixar uma mensagem de amor, veio ensinar a maior lei do mundo, que é o amor ao próximo. O nosso objetivo é levar uma mensagem de amor, de esperança, de luz, e boas memórias”, pontua Genesi sobre a missão da Polo, que começou singela e se tornou grandiosa, capaz de marcar centenas de pessoas que cresceram tendo nas decorações feitas por ela a referência da magia que só o Natal é capaz de proporcionar.